sexta-feira, 30 de junho de 2017

José Luís Tavares, lança livro“Contrabando de Cinzas”




“Contrabando de Cinzas” é o novo livro do escritor, José Luís Tavares, lança esta sexta-feira (30),a obra,. A cerimônia de lançamento acontece ao final da tarde na Biblioteca Nacional de Cabo Verde.

A apresentação está sob a responsabilidade da professora universitária, investigador e curadora do BNCV, Fátima Fernandes.

Segunda edição do Monday Jazz na Cidade da Praia

A cidade da Praia vai receber a segunda edição do Monday Jazz, que tem lugar na próxima segunda-feira, 3 de Julho, no Palácio da Cultura, Ildo Lobo.


Na sua primeira edição o evento criou um ciclo de concertos, que pretendia trazer ao público e aos artistas um circuito de músicas alternativas, numa noite que tem o jazz como prato principal em diálogo com outros ritmos, desde world music, aos ritmos cabo-verdianos e urbanos.


quinta-feira, 29 de junho de 2017

Desfile dos LGTB na Cidade da Praia




Desfile dos LGBT na Cidade da Praia

OS LGBT realizam ontem, no Plateau, na Cidade da Praia um desfile ao som da batucada, e esta é uma oportunidade de se defenderem os seus direitos e liberdades de escolha.
O desfile foi organizado pela Associação Gay Cabo-verdiana que pretende colocar Cabo Verde no mapa dos movimentos mundiais de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais.

Festa de Son Jon é celebrada com muita animação em Cabo Verde

Durante o dia 24 de junho, o ponto alto das festas de San Jon, celebrada fortemente nas ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, na parte norte do país e ilha Brava, parte sul, o desfile, ao som do tambor e do canto, acontece rumo ao tradicional mastro.
Homens, mulheres e crianças, numa fila organizada começam a caminhada desde a igreja local, rumo à praça Eugénio Tavares.





"Arte de Comunicar" : um espaço lazer e de saber falar

O auditório do Campus do Palmarejo da Universidade de Cabo Verde acolhe, todos os sábados, a partir das 10 horas, um encontro de jovens e adultos que pretendem melhorar a sua performance perante o público.

A formação é ministrada pelo professor universitário Daniel Medina e conta com a participação de alunos de várias universidades, profissionais de várias áreas e demais curiosos que queiram assistir.

Segundo Daniel Medina, o curso “a arte de comunicar” surgiu da constatação da necessidade de alguns alunos “se expressarem em condições dentro das salas de aula, nas apresentações de trabalhos e nas exposições e apresentações das monografias”.

Edimilson Vieira, aluno do segundo ano, do Curso da Ciência da Comunicação, diz que essa formação tem contribuído muito na sua vida académica.

Devido a esta necessidade, o professor universitário organizou um grupo pequeno de alunos (que com o passar dos tempos foi aumentando) para fazerem alguns exercícios de descontração, de projeção de voz, de se estar perante o público, de olhar para o público. Também a casa é rechiada com a musica, declamações de poemas, danças e teatros.

"Flor do Basalto" é mais uma obra da escritora Madalena Neves

A escritora, Madalena Neves, lança hoje, mais uma obra intitulado  “Flor do Basalto”. Este lançamento acontece, no auditório do Centro Cultural Português, em Achada Santo António, Cidade da Praia. A apresentação da obra estará ao cargo da escritora Dina Salústio.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

A qualidade do ensino na UNICV

A qualidade de ensino na Universidade de Cabo Verde há muito que tem vindo a ser caracterizado como um ensino de qualidade, mas na verdade é que há um grande número de recém-licenciados com pouca ex­periência na sua área de formação, o que é preocupante num mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Alunos fazem formação superior e quando terminam dizem ter licenciatura, mas a verdade é que alguns destes afirmam serem licenciados sem bagagem suficiente para se integrarem no mercado de trabalho.

A instituição vem abrindo vários cursos sem ter condições de o fizerem. Os alunos sem saberem das dificuldades que vão ter durante o curso por falta de materiais e professores capacitados na área, fazem a matrícula numa certa área e quando se apercebem das dificuldades já é tarde demais. Há aqueles que chegam a desistir do curso depois de verem as dificuldades que vão surgindo ao longo do percurso escolar.

Para a maioria dos alunos desta instituição, as aulas não têm qualquer dinâmica, os professores limitam-se a ler slides e cópias e, muitas vezes, é notável a incapacidade do docente. Alguns alunos preferem não assistir às aulas porque são desmotivantes.
Por outro lado, o aluno Edimilson Leal diz que há disciplina que não tem nada a ver com o curso e que a utilização da data show é a salva vida de muito professores.

Para Vadimila Borges, aluna do curso de Jornalismo, a qualidade do ensino na UNICV é um assunto que deve ser melhorada, pois há professores com dificuldades em transmitir conhecimentos, mas realça que os estudantes também devem ser autodidácticas.

Ao contrário dos alunos, o professor Orlando Tavares acredita que a Universidade de Cabo Verde esta num bom caminho, e esta a dar passos para em direção a qualidade e que esta é a Universidade com maior numero de professor doutorados.
Para o professor Alfredo Pereira, a Universidade tem docentes capacitados, com formação na área, mas que esta tem que pensar a nível dos laboratórios, equipamentos para possibilitar aos alunos maior capacidade de saber fazer.
Que futuro para os licenciados?
Considera-se que Cabo Verde está num bom ritmo de desenvolvimento, mas o número de formados no desemprego é bastante notável, infelizmente formar não é sinónimo de emprego, o que é muito desmotivador para quem dedicou parte da sua vida para adquirir um curso superior, e que tinha em vista a integração no mercado de trabalho. Este facto é uma grande preocupação para aqueles que ainda estão se formaram e que não estão vendo saídas no término do curso.
Só de pensar que vou terminar a licenciatura e ficar sentada em casa como estou a ver muito dos meus amigos e vizinhos, sinceramente, isso me desmotiva e da me uma vontade de desistir, diz Dúnia Tavares.
A verdade é que há cada vez mais jovens “fascinados” pelo Ensino Superior, e esta é uma forma de se poder afirmar na vida, mas é de referir que nos dias que correm talvez esta não seja a melhor forma de vencer os obstáculos referentes ao mercado de trabalho em Cabo Verde.
Noticias relacionadas

quinta-feira, 22 de junho de 2017

“Naythy MG” a nova promessa do Hip pop

Emanuel Moreno, de nome artístico “Naythy MG”, é um jovem contra entre a musica e os estudos que vem conquistar o mundo do “ Hip pop “ com 10 anos de idades.

O jovem que é fascinado pela melodia diz que a sua paixão pela esta área  começou desde a sua infância, pois com apenas 10 anos de idade já fazia a trajetória da musica e participava nas atividades que envolvia a musical. “Desde pequeno, participava em tudo que era a musica e assim a esta começou a desenvolver dentro de mim cada vez mais até agora”.
De nome artístico “Nath MG”, esta já gravou vários Mic stap como “Caminho Sombrio”, “Orason di un Soldado”.

O amante das canções , afirma que coloca em primeiro plano os seus estudos e só depois a musica. “primeiramente vou focar nos meus estudos que é o meu principal objectivo e depois investir na musica”.

Um dos maiores sonhos do jovem é concluir a sua licenciatura em Economia na Escola de Negocio e Governação e segui a carreira musical.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Alunos do curso de Jornalismo da UNICV visitam a Inforpress

Os estudantes do 3ºano do curso de jornalismo da Universidade de Cabo Verde, realizaram uma visita a Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), com o intuito de saber como a agência funciona, visto que esta esta virada ao processo digital e conhecer um pouco sobre a sua historia. 


A Inforpress é a agência de notícias oficial da República de Cabo Verde, fundada em 1988 e sediada na Cidade da Praia. Esta foi criada originalmente com o nome de Cabopress, o que manteve até 1998, quando adotou a atual denominação. Às vezes é também referida como "Agência Noticiosa de Cabo Verde", embora esse não seja seu nome oficial.

A visita foi realizada no âmbito da disciplina de Jornalismo Digital, lecionado pelo docente, Orlando Tavares.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Imagens históricas da Cidade Velha

A Cidade Velha localiza-se no concelho da Ribeira Grande de Santiago, a 15 quilômetros a oeste da Praia, na costa de Cabo Verde. Constitui-se na primeira Cidade construída pelos europeus nos trópicos e na primeira capital do arquipélago de Cabo Verde. Foi primitivamente denominada como Ribeira Grande, vindo a mudar de nome para evitar ambiguidade com a povoação homônima  na ilha de Santiago .